Ações sustentáveis da Alubras

Telhas translúcidas

Uma das ações voltadas para a sustentabilidade na Alubras é a utilização de telhas translúcidas. Aproveitando a iluminação natural, as telhas translúcidas garantem redução do consumo de energia elétrica.

Estas telhas são leves, porém resistentes, fáceis de manusear e podem ser utilizadas em qualquer tipo de construção.

Coleta seletiva

A Alubras também realiza a coleta seletiva do lixo decorrente da produção. Esta prática gera diversos benefícios para o meio ambiente e a comunidade, tais como a diminuição da poluição do soloágua e ar advindos do descarte inadequado do lixo, assim como beneficia os catadores de materiais recicláveis.

Em Juiz de Fora, o material da coleta seletiva é encaminhado para o centro de triagem da ASCAJUF – Associação dos Catadores de Juiz de Fora, na usina de Reciclagem de Lixo, em Nova Benfica.

Reaproveitamento do alumínio

Na Alubras, todo o alumínio utilizado na produção das esquadrias é reaproveitado. A maioria dessa reutilização se dá no retorno como contramarco, peça utilizada para a moldura das esquadrias.

Outra utilização do alumínio reaproveitado é na venda como sucata para ser reaproveitado. Para ser produzido, o metal necessita de grande quantidade energética. O material reciclado, conhecido como metal “verde”, consome 20 vezes menos energia, por conta do processo menos complexo de produção.

Venda e reaproveitamento dos vidros

Os vidros quebrados durante o processo de produção na Alubras são vendidos ao fornecedor. Este, por sua vez, os recolhe e faz o reaproveitamento, retornando-os para o processo de produção.

O vidro é um material 100% reciclável, podendo ser reaproveitado infinitas vezes. Dentre as vantagens da reciclagem do vidro, podemos citar:

  • – Economia elétrica: assim como na reciclagem do alumínio, o vidro, quando reaproveitado, gasta menos energia;
  • – Total reaproveitamento: durante a reciclagem do vidro, não há perda alguma do material, já que ele é totalmente reciclável;
  • – Diminuição do desperdício: como o vidro é totalmente reaproveitado, não há desperdício de material;
  • – Vantagem para o meio ambiente: com a reciclagem do vidro, há menos utilização de recursos naturais para a produção do mesmo, além de diminuir a poluição do ar com a emissão do gás carbônico no seu processo de elaboração.