A edição de agosto da Revista Contramarco & Companhia traz uma reportagem detalhada sobre a história e o crescimento da Alubras. A publicação é especializada em esquadrias de alumínio e é direcionada para Construtores, Engenheiros, Arquitetos, Fabricantes e Distribuidores de Esquadrias e Proteção Solar, Ferragens, Acessórios, Vidros, Policarbonatos, Máquinas, Componentes, e Serralherias.

A matéria traz o título “Alubras: expertise no atendimento de mercados distantes” e busca elaborar um perfil completo da Alubras, destacando o seu crescimento, investimentos, melhorias e ações. Destacamos alguns pontos principais do texto:

A história da Alubras

A Alubras foi fundada em junho de 1986, em Juiz de Fora (MG) por Carlos Eduardo Horta e sua esposa Mônica Horta. 

Em menos de 3 anos, a empresa construiu sede própria. Se tornou referência no mercado rapidamente, atuando na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, a mais de 300km de sua sede, proporcionando o desenvolvimento de umas de suas maiores expertises: a atuação em obras em outras praças.

A partir de 2010, a Alubras, que atualmente conta com um parque fabril de 4.500m² de área construída e uma equipe de mais de 115 profissionais, focou sua atuação comercial na cidade do Rio de Janeiro. Nos últimos 10 anos, realizou mais de 20 obras com a Cyrela, um de seus principais parceiros.

O local estratégico onde a Alubras está instalada, triângulo Rio-São Paulo-BH,  permite a Alubras atender com agilidade e qualidade a região Sudeste: Rio de Janeiro (capital e interior), Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. 

Investimentos e Melhorias Contínuas

Em busca de melhoria contínua, a Alubras começou a investir em três áreas: estrutura/equipamentos, engenharia e processos. 

Estrutura/Equipamentos

Dentre todos os equipamentos, a reportagem destaca a aquisição de uma seccionadora de painéis de alumínio composto (acm), uma máquina de corte automática e uma máquina de embalagem termoencolhível.  As esquadrias são, assim, embaladas à vácuo com plástico de alta resistência e  de garantir qualidade ao produto até a entrega ao consumidor. 

Engenharia

Na área da engenharia, o sistema informatizado PrefSuite trouxe facilidade e mais confiabilidade. Ele promove a  construção paramétrica, substituindo as planilhas convencionais do software de cálculo CEM. O objetivo é a maior rapidez nos orçamentos, apuração de materiais e informações para a produção, proporcionando uma customização completa do banco de dados.

Outro software implantado foi o Revit , que utiliza o sistema BIM para modelagem das edificações. Ele busca a antecipação de soluções para as interferências encontradas entre as estruturas dos caixilhos e os revestimentos metálicos com os diversos elementos da obra, como porcelanato, granito, alvenaria, concreto, instalações, etc. 

Além disso, o software de projeto mecânico Inventor também implementado. Ele funciona como ferramenta gráfica de cálculo estrutural para o dimensionamento de perfis e fixações. Seu objetivo de otimizar e atestar o comportamento seguro dos conjuntos diante dos esforços e solicitações exigidas na estrutura da edificação.

Processos: O Lean Manufacturing

Para melhorar ainda mais as suas atividades, A Alubras passou contar com a assessoria da Ilummini Planejamento Estratégico e Gestão e começou a aplicação do conceito Lean Manufacturing.  

O modelo Lean, ou Manufatura Enxuta, conduz o processo para uma manufatura flexível, com estoques baixos, eliminação de desperdícios, layout otimizado, sempre identificando os processos e atividades que agregam valor ao produto. 

 

Com 33 anos de mercado, a Alubras se mostra uma empresa moderna e capacitada, que tem como  principal função oferecer soluções inteligentes em esquadrias de alumínio, com qualidade e pontualidade, por meio de uma equipe capacitada e motivada visando à satisfação de nossos clientes, fornecedores e colaboradores em geral.

Acesse a reportagem completa clicando aqui.